Vantagens de um sistema web.
Saiba das vantagens para utilizar um sistema WEB
Ferramenta de Análise da Demanda Promocional
O projeto surgiu em 2007 e foi desenvolvido para uma empresa de varejo de alimentos. A idéia principal consistia em criar uma metodologia que permitisse o controle da compra e distribuição de produtos promocionais (demanda volátil). Na época, o sistema ERP desta empresa não considerava o impacto da promoção no momento da geração dos pedidos de compra.
BRAINSTORM: O primeiro passo foi separar o fluxo de distribuição em 2 segmentos:
- Fluxo CONTÍNUO:DESENVOLVIMENTO:
1 - Cadastro das Promoções:
Desenvolvemos um portal intranet que seria utilizado pelos departamentos
envolvidos no processo. O primeiro passo era criar um módulo de cadastro
para as promoções que seriam realizadas nas próximas semanas. Os dados
de cadastro das promoções eram definidos pelo depto de Marketing,
ficando à responsabilidade dos departamentos comerciais informar quais
seriam os produtos destinados aquela determinada promoção, as praças
(agrupamento de lojas) que estariam participando da promoção com o
respectivo preço projetado de venda.
É importante destacar a
segmentação dos anúncios por TIPO. Neste caso, um produto cadastrado
numa promoção do tipo ANÚNCIO TV vende muito mais do que um produto
cadastrado numa promoção do tipo TABLÓIDE. Portanto, ao mesmo
tempo em que o cadastro das promoções era utilizado para controle
interno e acompanhamento do abastecimento, posteriormente esta
informação seria aproveitada para identificar os picos no histórico de
venda daqueles produtos (e este estudo nos permitiria a calcular a
demanda futura com base no comportamento das vendas promocionais).
1 - Consolidação dos estoques lojas / Cds: Foi modelado um banco de dados para armazenar as informações de compra / estoque das lojas e do centro de distribuição. Foram desenvolvidos ferramentas de ETL utilizando vba em Excell e Access para a extração de dados das bases das lojas e CD's. Os dados eram modificados, padronizados e armazenados em um banco de dados corporativo, desenvolvido exclusivamente para este processo (datawarehouse).
O processo de extração era executado diariamente através das tarefas
agendadas do windows, e ocorria durante a madrugada para não
sobrecarregar os servidores de cada filial. No final do processo era
criado um log de erros, que por sua vez era enviado via email ao gestor
responsável pela execução do processo. Através do log, era possível
saber se houve alguma falha durante a extração dos dados de uma
determinada loja, e os motivos do surgimento destes erros.
Foram
criados relatórios de Business Inteligence que permitiam aos
departamentos explorar a informação até os níveis mais detalhados.
Durante a madrugada também eram
recolhidas as informações de venda dos produtos promocionais e
armazenadas no repositório de dados. Estes dados posteriormente seriam
utilizados para outras atividades: 1 - Automação da previsão da demanda
futura (através de aplicação da Regressão Linear Múltipla) para o
planejamento das compras; 2 - Análise do comportamento das vendas
(canibalismo entre produtos, análise da demanda cruzada e estudo de
sazonalidades).
A extração noturna também criava alguns
relatórios pré-definidos em Excel. Normalmente, estas informações eram
padronizadas pela empresa e utilizada por todos os departamentos
envolvidos no processo. O objetivo era gerar os relatórios mais
requisitados pelos departamentos em Excell e disponibilizá-los em uma
intranet (imagem ao lado), desta forma evitando a sobrecarga no servidor
em função de múltiplas consultas às bases de dados...
O objetivo dos relatórios era prover uma informação resumida do status do abastecimento / rupturas dos produtos promocionados.
As promoções cadastradas estavam disponíveis na intranet, podendo ser consultadas pelas lojas e pelos departamentos comerciais. Neste caso, percebemos que as lojas foram beneficiadas por este processo porque, em várias ocasiões, as lojas não tinham acesso às negociações da matriz, e através do portal poderiam identificar se um alto volumes de compra era derivado de alguma promoção...
As buscas poderiam ser feitas através de períodos, por códigos de produtos, pelo nome do evento, pelo código, etc, da melhor forma para o usuário buscar a informação. Através do portal era possível identificar se o produto estava em outras promoções também.
Neste caso, identificamos que as vezes um mesmo produto estava em 2 ou mais promoções no mesmo período, a preços diferentes! Fizemos então melhorias no sistema para detectar, no momento do cadastro da promoção, se determinado produto já estava em outra promoção no mesmo período...
O resultado final deste trabalho foi muito satisfatório: conseguimos reduzir as rupturas de produtos promocionais, algo em torno de 20Ͽara atuais 4ϿEste trabalho envolveu vários departamentos que eram responsáveis por etapas do processo, desta forma permitiu cada departamento identificar e monitorar suas falhas durante a execução do mesmo; permitiu que todos os envolvidos, incluindo lojas e CDs pudessem compartilhar informação das promoções.
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